O que os vendedores podem aprender com o último jogo do Barcelona?

5 FRASES QUE BONS VENDEDORES NUNCA DIZEM
06/03/2017
Exibir Tudo

O que os vendedores podem aprender com o último jogo do Barcelona?

O que os vendedores podem aprender com o último jogo do Barça?

 

Dia (08/03) o time do Barcelona entrou em campo contra o PSG (Paris Saint-Germain) pela Champions League com uma dura missão: para seguir para as quartas de final precisava reverter um placar de 4 x 0 sofrido no primeiro jogo.

Incrivelmente o time do Barcelona venceu a partida por 6 x 1 e deu uma verdadeira aula de persistência, em especial para todos nós da área comercial, que estamos sempre correndo atrás de bater metas.

Confira então os 5 ensinamentos que elenquei e que todo vendedor deve aprender com o Barcelona neste jogo.

 

1)     Independente da meta proposta, acredite!

 

Vencer um time de peso como o PSG com mais de 4 gols não é coisa fácil, mas desde o início do jogo o Barça correu atrás de seu objetivo com foco total, acreditando em cada dividida de bola.

Da mesma forma, você vendedor deve correr atrás de sua meta desde o primeiro dia do mês, por maior que ela possa ser. Pense sempre positivo e acredite na venda em cada cliente que atender. Se você começar o mês na dúvida, dificilmente chegará na meta.

 

2)     Mude de estratégia se necessário.

 

O esquema tático do Barcelona para este jogo foi alterado, incluindo o atacante Rafinha e “puxando” o Messi mais para o meio de campo. Sendo essa uma estratégia para deixar o time mais ofensivo e criativo.

Na área de vendas também é preciso mudar de estratégia quando o resultado não é o esperado. Lembre-se que agindo sempre da mesma forma, seu resultado será sempre o mesmo. Então se o seu resultado está aquém do desejado, o que vai fazer de diferente amanhã?

 

3)     Não deixe os obstáculos te desanimar.

 

Aos 16 min. do 2° tempo o Barça vencia o jogo por 3 x 0 e tudo indicava que o 4° gol sairia logo, mas aí o PSG marcou e o Barcelona passou a precisar de mais 3 gols (ao invés de 2).

Impossível? Alguns pensavam ser, mas não os jogadores em campo.

Também os vendedores de sucesso precisam ser resilientes frente às adversidades. Uma venda perdida para a concorrência, não é o fim do mundo. Aproveite cada situação difícil para provar para você mesmo que é capaz de se reinventar e dar a volta por cima.

 

4)     Tenha mais “volume” que a concorrência.

 

O time não teria chegado à vitória fazendo “corpo mole”. Comparando os números, o Barça foi melhor que o PSG em todos os indicadores: Mais posse de bola, mais chutes ao gol, mais escanteios a favor, etc.

Você vendedor também deve ser melhor que seus concorrentes em todos os aspectos. Por isso, ligue mais, visite mais, mande mais e-mails. Enfim, esteja mais presente nos clientes (mas claro, ter mais volume não significa baixar a qualidade, fique esperto nisso).

 

5)     Só acaba quando o juiz apita.

 

O gol da classificação do Barcelona veio aos 49 min. do 2° tempo, ou seja, acreditaram até o último instante que era possível.

Muito vendedores tendem a desistir nos meses em que as vendas estão abaixo do esperado. Mas um vendedor de sucesso sabe que sua meta pode ser atingida naquela última visita que foi feita na última hora do último dia do mês!

 

 

Espero que tenham gostado dessas dicas e principalmente que as coloquem em prática.

Assim como aconteceu com o time do Barça, desejo que cada vendedor reverta os resultados quando eles estiverem negativos e atinja suas metas.

Por mais difíceis que elas pareçam, acredite!

 Abraço e ótimas vendas!!!!!